sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mosaico

Professor: Valdecir Peres
Disciplina: Artes

A técnica mais usada na Idade Média - História da Arte

Sequência Didática:

Objetivo: Apresentar a técnica artística, "Mosaico", contextualizando-o à História da Arte.

Conteúdo: História da Arte, Idade Média e Artistas que trabalham com temas africanidades (artes visuais).

Procedimento:
Apresentação dos temas.
Pesquisa sobre os temas (A Idade Média e o Mosaico, Artistas que trabalham com o tema Africanidades)

Apresentação/Discussão das pesquisas e dos temas (Arte Gótica, Romântica, Bizantina, e Carolingea)

Apreciação das obras de arte pesquisadas (parque Güell, Mosaicos Bizantinos romanos e romanicos, Djanira da Silva e Heitor dos Prazeres)

Desenvolvimento dos mosaicos em papel colorido e posteriormente com pisos cerâmicos e madeira
Trabalhos desenvolvidos nas séries: 5ªA, 7ªC e 8ªA (Alunos do EJA)

Conclusão:
Em algumas etapas do trabalho realizado, os alunos acharam interessante a técnica e ficaram sabendo que além de ser usado como forma de expressão artística, o mosaico é usado também na arquitetura, fazendo-a mais bela e harmonioza. Além de conhecer o contexto histórico, a técnica também pode ser um meio de aumentar o orçamento familiar, confeccionando artesanato. O trabalho final apresentado pela sala foi aplicado na mureta do pátio da escola.



2 comentários:

fólio-scópio disse...

AO PROFESSOR VALDECIR PEREZ.
GOSTARIA DE PARABENIZAR O TRABALHO DO PROFESSOR E APROVEITAR PARA PERGUNTAR SE ESTA PROPOSTA FOI BASEADA NO CADERNO DO PROFESSOR OU SE TRATA DE UMA AULA PREPARADA PELO PROFESSOR VALDECIR COM SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS?

PARABÉNS PELO TRABALHO
PCOP DE ARTE ANTONIO CAFFI

fólio-scópio disse...

Mensagem a todos os professores coordenadores e colaboradores deste blog. Caros colegas agora no planejamento 2009 será importante apresentar o blog aos professores e discutir com eles a importancia do registro e da reflexão docente. O blog é um instrumento que permite a escola criar uma interlocução com outros professores em diversas escolas, com pais e alunos, serve como instrumento básico para a reflexão do professor sobre sua prática. Não podemos esquecer este canal de comunicação em 2009 e os fatos e acontecimentos da escola devem estar registrados em portfólio e no blog. Para tanto, o planejamento será o momento para envolver os professores, para que eles possam publicar as atividades que estão realizando com os alunos e também para discutir a prática pedagógica, ainda no planejamento os gestores poderão verificar quais professores tem mais facilidade com o manuseio do blog, tanto para auxiliar os colegas em suas publicações, quanto para ajudar o professor coordenador nas postagens dos eventos da escola. Nosso projeto com blog continua e logo enviarei a devolutiva sobre o nosso trabalho em 2009 inclusive com a premiação do evento de 16 de dezembro de 2009.Espero a resposta e as primeiras postagens de vocês sobre as expectativas para o planjamento 2009.
atenciosamente ,
Antonio Caffi