quinta-feira, 5 de março de 2009

ATAS DAS REUNIÕES DE PLANEJAMENTO / 2009.

"ATA DA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO ANO DE 2009 DA E.E. PROF. CELSO PACHECO BENTIN"
Aos onze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e nove, reuniram-se em uma das salas deste estabelecimento de ensino, sob a presidência dos Sr . Diretor Sérgio Araújo Leite, RG: 13.706.336-2, a Srª Vice- diretor Neide Maria Balassoni, RG: 8.422.947 e a Coordenadora Lucinéia Gomes, RG: 19.522.019-5 e os Professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Iniciamos a reunião com uma dinâmica que objetivou a apresentação da equipe gestora, funcionários e professores. Após a apresentação o Sr Diretor colocou em pauta o comunicado CENP, de seis de fevereiro de dois mil e nove, esclarecendo sobre a "Hora de Trabalho Pedagógico coletivo" (HTPC), sob a orientação da Supervisora Regina Aparecida Paulino. Visto que no período noturno não houve objeções referentes à horàrios, ficou acordado que as reuniões de HTPC’s aconteceram às terças-feira das 16:45 h às 18:45h; informou ainda além de outros dados os objetivos para o presente ano. Dando sequência à reunião a coordenadora leu o texto "IDESP" (Caderno do gestor – vol. 1/2009), após discussão os professores de matemática (2º anos), foram informados sobre o Projeto "Calculadoras", Projeto da Secretaria da Educação, iniciado em dois mil e oito e que deverá ser concluído em dois mil e nove. A equipe recebeu orientações da CENP, para Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio, postadas no site São Paulo faz Escola, referentes aos primeiros dias de aula, com sugestões de situações de aprendizagem para serem desenvolvidas com alunos no período de 16/02 à 20/02 . Finalizando a reunião os professores conheceram o material referente ao primeiro bimestre de 2009, (Caderno do Professor), para iniciarem o planejamento das atividades diagnósticas.


Aos doze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e nove, a equipe preparou atividades diagnósticas para a primeira semana de aula e referente ao planejamento bimestral, fizeram o levantamento de conteúdos por disciplina e série (adequação após diagnóstico).


Aos treze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e nove, a equipe participou da Reunião Pedagógica, sob a presidência da Srª Vice-diretor Neide Maria Balassoni, onde foram discutidas regras de convivência e objetivos para que haja união, interação e bom desempenho de todos no corrente ano.
Pauta da Reunião em questão:
SARESP;
Recuperação (Contínua, Paralela e Intensiva);
Pontualidade na entrega de documentos;
Reposição de aulas (bimestral);
Faltas dos alunos;
Projetos para sala de vídeo, sala de leitura e sala de informática, com ficha de acompanhamento;
Formação continuada do professor (Capacitação interna e externa);
Acompanhamento do PCP ao trabalho pedagógico;
Conscientização aos alunos quanto a frequência, participação e dedicação com os estudos (trabalho de todos os envolvidos);
Termo de compromisso para os eventuais alunos faltosos;
Orientações para o primeiro dia de aula, sugestões CENP;
Horário de entrada para alunos e professores;
Distribuição do Kit escolar.
Nada mais foi havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião. Eu, Lucinéia Gomes, RG: 19.522.019-5, Coordenadora Pedagógica do período noturno, lavrei a presente ata.




"ATA DA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO, SEGUNDO MOMENTO DO MÊS DE FEVEREIRO DO ANO DE DOIS MIL E NOVE DA E.E. PROF. CELSO PACHECO BENTIN".
Aos vinte e cinco dias dos mês de fevereiro do ano de dois mil e nove, reuniram-se em uma das salas deste estabelecimento de ensino, sob a presidência da Srª Vice-diretor Neide Maria Balassoni, RG: 8.422.947 e da Professora Coordenadora Pedagógica do período noturno, Lucinéia Gomes, RG: 19.522.019-5 e os Professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio. Iniciamos a reunião, refletindo sobre a importância do Planejamento para definir os planos de ensino para 2009 com base nas experiências adquiridas no ano anterior com a aplicação da Proposta curricular. Neste momento enfatizamos o direito de aprender dos alunos para poder definir o que ensinar e como. Os professores tomaram conhecimento que a cada bimestre, receberão os Cadernos por componentes e séries, assim como os Cadernos dos alunos. Outra informação importante, foi sobre a possibilidade de adequação dos conteúdos do Ensino Fundamental II, para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), já que até o momento não recebemos materiais específicos. Abordamos ainda os diagnósticos iniciais realizados na semana anterior, onde foi detectado diferenças de aprendizagem dos alunos, podendo então, oferecer os processos de Recuperação (Contínua e Paralela ). Em sequência os professores se organizaram para analisar os conteúdos programados, levando em conta que não há possibilidade de exclusão dos conteúdos e expectativas indicados no Currículo, já que são os "mínimos" para que os alunos possam continuar seus estudos e participar com sucesso de avaliações externas como, por exemplo, o SARESP. De posse dessas informações a equipe deu seguimento a formulação do Planejamento do primeiro bimestre de 2009 agendado para ser entregue impreterivelmente dia dez de março de dois mil e nove. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião. Eu Lucinéia Gomes, RG: 19.522.019-5, Professora Coordenadora Pedagógica do período noturno, lavrei a presente Ata.

2 comentários:

fólio-scópio disse...

bom dia Lucinéia, as atividades de planejamento foram bem organizadas e documentadas. Estou preparanda a devolutiva do portfólio 2008 e logo lhe enviarei uma cópia. Nos registros sempre procure incluir a reflexão das ações, escreva como você percebeu o processo de planejamento, os professores como eles receberam as orientações, quais são as expectativas e perspectivas da equipe escolar para 2009, procure destacar objetivos alcançados, o que mudou e o que ainda precisa de mais atenção. Assim, você estará orientando a prática pedagógica pelo trabalho reflexivo, o que permite práticas transformadoras no trabalho docente levando a melhoria e a qualidade do ensino. Mais uma vez prabéns pelo trabalho pedagógico bem organizado que você realiza, porque quem registra se documenta e faz história, ou seja história da educação e da transformação da escola e da sociedade. PCOP de arte - Antonio Caffi

Sintia Marlova disse...

Tenho muita curiosidade em propor esta ideia do portfolio a minhas colegas,mas não tenho um xemplo sobre o mesmo o que sei pq procurei ler e achei muito intressante se alguem dispuser de um agradecerei.Meu nome é Cintia
e-mail: marlovafelipeto@bol.com.br