segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vídeos / Filmes

Sequência Didática

Objetivo: Ampliação da capacidade de análise de textos publicitários.
Conteúdo: Leitura e compreensão dos elementos que compõem capas de filmes.
Trabalho Desenvolvido: 8ª série.
Tempo estimado 2 aulas.
Material Necessário: Capas de Filmes e papel Sulfite.

Desenvolvimento

*Fizemos a coletânia de capas de filmes de diferentes gêneros;
*Discutimos como as vídeo locadoras organizam os filmes nas gôndolas;
*Cada aluno escolheu uma capa para análise. Sem que, necessariamente tenha assistido ao filme.

Avaliação

Os alunos responderam as questões propostas que levariam à análise das capas, satisfatoriamente. Após a correção da atividade, voltamos a comentar os gêneros e os recursos persuasivos de várias capas de filmes analisados.
Questões

1- Qual o nome do filme analisado?
2- Qual o gênero?
3- Qual o tema abordado?
4- Há alguma informação sobre a censura?
5- Qual o recurso persuasivo utilizado?
6- Qual o público alvo?
7- Quais elementos tornou esse filme interessante para o público alvo?
8- Quais os recursos não verbais utilizados para atrair o público alvo?
9- Resuma em linhas gerais a história que o filme conta.

2 comentários:

fólio-scópio disse...

adorei a proposta, me escreva enviando mais detalhes, estou com o PC Jose Ferreira Leite da EE Prof. Natalino Fidencio e apreciamos o blog da sua escola.
antonio caffi

Escola Estadual. disse...

Oi!!
O trabalho com análise de capas de vídeos/ filmes foi a avaliação realizada após a implementação dos conteúdos da proposta curricular, 3 bimestre "O texto publicitário":
1. Analisamos um anúncio publicitário utilizado pelo SARESP: "FIQUESPERTO! O cigarro usa o esporte e a moda pra te viciar";
2. Folheamos revistas, identificamos o gênero textual e analisamos seus recursos persuasivos;
3. Utilizamos o livro didático ALP 8a. série, para consolidação dos conhecimentos;
4. E a análise das capas de DVD, foi feito valorizando o conhecimento prévio, as expectativas que temos ao irmos a uma locadora, escolhermos um filme através da leitura da sinopse, censura; identificaação do gênero, imagens...
Prof. Sandra.