terça-feira, 16 de setembro de 2008

Relatório de Justificativa para o baixo rendimento em Matemática

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
Diretoria de Ensino - Região de Carapicuíba

Escola Estadual Professor Celso Pacheco Bentin

Estrada do Pequiá, nº 129–Vila Capriotti–Carapicuíba–SP–CEP 06381-090–Tel.4187.3612.


RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS.

A) Diante do baixo rendimento dos alunos da nossa escola, principalmente no domínio das habilidades matemáticas no Saresp / 2007, nas avaliações referentes à Recuperação Inicial/ 2008 e em avaliações realizadas pelos professores da Unidade Escolar, estamos atribuindo fatores internos e externos que contribuíram para estes resultados.
1. Criação de duas (2) classes de 8ª séries para atender solicitações feitas por pais e alunos da nossa comunidade e adjacências que se encontravam evadidos da escola por necessidade de trabalho, por múltiplas repetências, defasagem idade/ série e outros motivos que por conseqüência não os habilitavam dos conhecimentos básicos da série referida.
2. A freqüência e permanência dos dois professores efetivos de matemática da escola, também influenciou no aprendizado dos alunos: Um dos professores permaneceu a partir do mês de junho, em licença para tratamento de saúde, tendo sido readaptada no início do corrente ano letivo. O segundo professor faltou às aulas por 33 dias, uma média de 160 horas aulas incluindo faltas médicas, abonadas, justificadas, pequenas licenças de saúde e compulsórias. No primeiro caso, as aulas foram atribuídas para uma aluna do 3º semestre de matemática com pouca experiência de docência, no segundo caso, como as aulas não podiam ser atribuídas para um único professor, foram ministradas pelos eventuais da casa. Diante desses fatos, muitos dos alunos que já eram desinteressados e sem expectativas de concluírem os estudos, acabaram por se evadirem ou foram retidos por faltas e baixo rendimento.
3. Professores resistentes as inovações, insatisfeitos e desmotivados pelos baixos salários e que precisam exercer outras atividades durante o dia para complementar a renda familiar.
4. Alunos do curso noturno que trabalham durante o dia e vem direto para a escola, as vezes só para a segunda aula, outros que vem para a escola, para o simples convívio com seus pares, jovens da mesma idade que vêem a escola como ponto de encontro e de laser.
5. Muitos dos alunos residem em áreas livres do bairro, convivem com todos os tipos de violência , vícios, delitos e homicídios, oriundos de famílias desestruturadas ou até mesmo sem família alguma.





6. Os recursos físicos da escola não é compatível para atender a demanda e nem para realizar um trabalho pedagógico excelente, pois não contamos com uma biblioteca, sala de vídeo, laboratório de Ciências, computadores para atender a todos os alunos, quadra coberta para a prática de esportes e realização das atividades de Educação Física, refeitório e pátio com espaço suficiente para os momentos de intervalos entre as aulas e recreios.
7. Falta capacitação para os profissionais da escola, principalmente para os professores das disciplinas de português e matemática e acompanhamento por parte dos A.T. Ps destas disciplinas.
8. Burocracia por parte do Conselho Tutelar da cidade, quando encaminhados casos de alunos faltosos são freqüentes não obtermos resposta, ou demora-se tanto tempo que quando retorna já estamos em outro ano letivo.

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