terça-feira, 16 de setembro de 2008

Plano de Ação para o baixo rendimento em matemática

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
Diretoria de Ensino - Região de Carapicuíba

Escola Estadual Professor Celso Pacheco Bentin

Estrada do Pequiá, nº 129–Vila Capriotti–Carapicuíba–SP–CEP 06381-090–Tel.4187.3612. 53037/0

PLANO DE AÇÃO.

Visando a melhoria do aprendizado dos nossos alunos especialmente na disciplina de matemática, formulamos algumas ações objetivando atingirmos as metas da escola e da Secretaria da Educação.

· Reunião com os professores de Português e de Matemática para análise e compreensão dos dados do Idesp para a nossa escola, assim como os gráficos elaborados com amostragens do rendimento da recuperação inicial do corrente ano letivo. Em posse desse s materiais, propormos as ações para atingirmos as metas.
· Todos os alunos que não atingiram desempenhos satisfatórios no último Saresp / 2007, nas avaliações da recuperação inicial /2008 e nas avaliações aplicadas pelos Professores da disciplina de matemática, foram inseridos no Projeto reforço, com duas horas aulas semanais. Os professores do reforço e da disciplina devem trabalhar em parceria, visando rever conceitos, metodologias, trocas de experiências, materiais didáticos e pedagógicos, métodos avaliativos, etc, firmado o compromisso de que a evolução do aluno será considerada para substituir o conceito insatisfatório do bimestre.
· Reunião de pais para discussão dos aspectos que evidenciam o baixo rendimento dos alunos, e assinatura de termo de compromisso para o acompanhamento da vida escolar dos filhos e de freqüência no projeto de Rec/ Reforço.
· Acompanhamento pelo PCP nas salas de aula, observando o Plano de Ensino do Professor, diários de classe, cadernos de alunos e viabilizando a disponibilidade dos materiais necessários para que as aulas sejam motivadoras e despertem o gosto dos alunos pela aprendizagem.
· Diálogo com os professores para que todos preparem as suas aulas evitando assim, os improvisos.
· Utilizar as HTPCs para fortalecer e compartilhar o trabalho entre os profissionais, incentivando o diálogo e a criatividade, troca de experiências, informações referentes ao cumprimento da Nova Proposta Curricular, estudo de Leis e Decretos que se fizerem necessários, apreciação do progresso e dificuldades dos alunos, formas de avaliação, intervenções, metodologias etc.
· Acompanhamento de todo o processo pela Direção e Supervisão da Unidade Escolar.


· Solicitação de visitas dos ATPs de matemática na escola para subsidiar os professores, visando à melhoria da qualidade das aulas e do aprendizado dos alunos.


METAS PARA 2008


Para o cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Educação, a nossa escola precisa em 2008, elevar o índice de melhoria de qualidade do ensino oferecido conforme cronograma abaixo:

4ª sérieEF) de 2,72 (2007) para 2,88 (2008)
8ª sérieEF) de 0,63 (2007) para 0,72(2008)
3ªsérie(EM) de 0,42(2007) para 0,48(2008)

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