terça-feira, 25 de novembro de 2008

Um dia Diferente - Feira de Ciências

Projeto ministrado pela Profª. Ana Paula Ramos do Amaral.

Seqüência Didática

Objetivo:
Propor trabalhos e atividades diversificadas que possam trazer conhecimentos a todos, trabalhando a criatividade de cada aluno, e com isso realizar
uma exposição com trabalhos elaborados pelos próprios alunos, com o intuito de abrir a escola para a visitação da comunidade, proporcionando informações para todos sobre diversas áreas relacionadas com a ciência.

Conteúdo:
Cada sala escolheu seu tema relacionado a Ciências, e cada grupo escolheu seu assunto a partir do tema geral da sala.

5ª série A do Ensino de Jovens e Adultos. Tema: “Planejamento Familiar”, onde os alunos montaram uma palestra com projeção de imagens em Data Show, foram mencionados, os direitos sexuais e reprodutivos de todos os cidadãos de acordo com os direitos humanos reconhecidos em leis nacionais e documentos internacionais.
Aprendemos a conhecer o corpo do homem e da mulher, como ocorre a gravidez, o que são métodos anticoncepcionais, vimos também os diferentes anticoncepcionais existentes e como usá-los.
6ª série A do Ensino de Jovens e Adultos. Tema: “ Diabetes, Hipoglicemia e Pressão Arterial”, trabalhamos com cartazes, exposição de alimentos benéficos a saúde de portadores dessas doenças. Como exemplo, temos uma aluna no 3° ano B do Ensino Médio Andréia Aleixo, que é portadora de Diabetes e participou ativamente medindo com um aparelho (Destro) a glicemia dos visitantes, alunos e professores e a professora Rosana aferiu a pressão arterial.

7ª série A do Ensino de Jovens e Adultos. Tema: “Ervas Medicinais” onde os alunos pesquisaram os efeitos benéficos de cada erva, apresentaram amostras e cartazes e preparam chás para que os visitantes pudessem degustar.

7ª série B do Ensino de Jovens e Adultos. Tema: “Alimentação” os alunos fizeram cartazes sobre os diferentes tipos de alimentos ricos em gorduras, carboidratos, proteínas e açucares, também trouxeram pratos típicos para exposição e degustação.

7ª série C do Ensino de Jovens e Adultos. Tema: “Água em nosso Planeta Terra”, os alunos trabalharam a importância da água para a saúde humana, e diferentes animais, como ocorre o processo de tratamento da água e o caminho das represas até as nossas casas, e como as atividades errôneas dos homens estão poluindo e contaminando nossas águas.

8ª série A do Ensino de Jovens e Adultos. Tema: “ Qualidade de Vida”, os alunos desta série, pesquisaram e montaram cartazes sobre: Alimentação Saudável, Higiene Bucal e Corporal. Além de Exercícios Físicos para manter a saúde do Corpo e da Mente, trabalhamos também com reflexões, palavras positivas e métodos para evitar o STRESS e a DEPRESÂO.

1° ano B do Ensino Médio. Tema: “Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS”, os alunos fizeram exposição de cartazes contendo fotografias de órgãos genitais femininos e masculinos de pessoas infectadas com as doenças.

O 3° ano A do Ensino Médio, o tema escolhido foi o “Alcoolismo”, cada grupo pesquisou um assunto diferente relacionado ao tema, como: a história do álcool, os malefícios que o álcool causa no organismo, e também possíveis tratamentos. Como exemplo de tratamento, convidamos o grupo de Alcoólicos Anônimos REVIVER, que nos proporcionaram uma palestra esclarecendo o que é alcoolismo, a criação do grupo alcoólicos anônimos, e em que esse grupo pode ajudar as pessoas com dependência, onde cada integrante teve a oportunidade de relatar a sua história com o álcool e como estão enfrentando esse vício com a ajuda do grupo Alcoólicos Anônimos.


Tempo Estimado: Dois Bimestres de preparação e elaboração dos trabalhos a serem expostos em um único dia de exposição (31 de outubro de 2008).

Material Necessário: Utilizamos Aparelho de Televisão, DVD, Boneco de peças Anatômicas humanas.
Utilizamos materiais que foram gentilmente emprestados como: Data Show, exemplares de métodos contraceptivos cedidos por uma Unidade de Posto de Saúde Básica, e
materiais em que os próprios alunos preparam como: cartolinas, ervas medicinais, garrafa térmica, alimentos, etc...

Desenvolvimento:


1ª Etapa: foram escolhidos os temas e os alunos pesquisaram os assuntos.

2ª Etapa: os próprios alunos prepararam as maquetes, cartazes, apresentações em DVD e CD.

3ª Etapa: foi realizada a exposição.

Avaliação:
A avaliação foi contínua iniciando a partir da escolha do tema, as pesquisas feitas, a elaboração de trabalhos para serem apresentados como maquetes e cartazes e por fim a desenvoltura na apresentação realizada no dia 31/10/2008.

Conclusão:
Apesar de algumas dificuldades, obtivemos um resultado satisfatório com o bom desempenho dos alunos, acredito que esse trabalho estimulou a criatividade e foi importante para a desinibição dos alunos.



Nenhum comentário: