sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aulas Super Interessantes - Propaganda e Persuasão




Aula Ministrada pela Profª Sandra Regina de Magalhães

AULAS SUPER INTERESSANTES

PROPAGANDA E PERSUASÃO

Sequência didática:

Objetivo:
Identificação/distinção do gênero "Propaganda" (Anúncio publicitário) e análise de sua estrutura.

Conteúdo:
Leitura e interpretação de textos publicitários.

8ª séries

Tempo estimado: 6 aulas.

Material necessário:
*Revistas para a identificação do gênero e recorte.
*Sulfite, cola e tesoura.

Desenvolvimento:
1ª etapa: Análise e interpretação de uma campanha antitabagista do ministério da saúde.
2ª etapa: Coletânea de vários tipos de revistas. Em duplas, os alunos identificaram o gênero trabalhado e selecionaram 2 propagandas para análise.

Avaliação:
Para avaliar a compreensão, a intencionalidade e os elementos que compõem o texto publicitário, os alunos responderam em duplas as seguintes questões:

"O TEXTO PUBLICITÁRIO"

1- Quem é o anunciante desta propaganda?
2- Qual é o objetivo deste anúncio? (de cada anúncio)
3- Classifique cada propaganda como BOA e RUIM e justifique os motivos que levaram a determinada opinião.
4- Quais vantagens terão os consumidores ao comprarem o produto?
5- Qual é o público-alvo de cada um dos textos publicitários?
6- Identifique os slogans das empresas.
7- Crie um anúncio publicitário para divulgar um produto, um serviço ou uma idéia. Informe o público-alvo e onde pretende publicá-lo.

CONCLUSÃO:
Apesar das dificuldades de alguns alunos na distinção de gêneros, quando as questões acima foram apresentadas, eles conseguiram dizer se o texto escolhido era realmente um anúncio.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aulas Super interessantes

Foclore - Culinária Regionais

Profª Sônia e Profº Dreich
Disciplina: Geografia

Assunto desenvolvido nas 7ª séries A, B e C

Interação entre as séries envolvidas
* troca de informações, conhecimentos e relacionamentos

Sequência Didática
Objetivo: Proporcionar aos alunos oportunidades para divulgar hábitos, costumes referentes ao uso de alimentos na confecção de pratos variados entre a rica culinária regional e as informações que as plantas medicinais podem exercer nos variados tipos de tratamento a saúde.
Conteúdo: Receita de pratos e chás em cartazes, folha sulfite e comentários entre os grupos envolvidos no preparo dos pratos e chás.
Desenvolvimento
* Pesquisa entre as regiões apresentadas pelo professor através do sorteio da região ao grupo.
* De 4 a 5 alunos para cada prato e chá no preparo do alimento e na apresentação da receita.
* Procura de preços bons para a compra dos alimentos e das ervas.
* Escolha de uma casa entre os componentes dos grupos para o preparo da receita e do chá.
* As 5 regiões foram distribuidas entre as três sétimas séries do EJA.
* Foi apresentado os pratos e chás em cada 7ª série separadamente.
* Após serem visitadas as (3) três sétimas séries pelos alunos, funcionários e direção, os alunos começaram a degustação dos alimentos.
Avaliação:
- Apresentação dos pratos
- Apresentação dos chás medicinais
- Divulgação nos cartazes
- Divulgação das receitas oral e escrita.
Finalização:
-Os alunos gostaram muito do trabalho e estão solicitando que seja feito um trabalho semelhante envolvendo as nações (Os Continentes).
A discursão foi que seria possível fazer uma envolvendo trajes, objetos, pratos etc.

Aulas Super interessantes


Profª Sandra Regina Magalhães
Disciplina: Português

" As aulas devem ser planejadas e organizadas para obtermos o sucesso esperado"

Vídeos / Filmes

Sequência Didática

Objetivo: Ampliação da capacidade de análise de textos publicitários.
Conteúdo: Leitura e compreensão dos elementos que compõem capas de filmes.
Trabalho Desenvolvido: 8ª série.
Tempo estimado 2 aulas.
Material Necessário: Capas de Filmes e papel Sulfite.

Desenvolvimento

*Fizemos a coletânia de capas de filmes de diferentes gêneros;
*Discutimos como as vídeo locadoras organizam os filmes nas gôndolas;
*Cada aluno escolheu uma capa para análise. Sem que, necessariamente tenha assistido ao filme.

Avaliação

Os alunos responderam as questões propostas que levariam à análise das capas, satisfatoriamente. Após a correção da atividade, voltamos a comentar os gêneros e os recursos persuasivos de várias capas de filmes analisados.
Questões

1- Qual o nome do filme analisado?
2- Qual o gênero?
3- Qual o tema abordado?
4- Há alguma informação sobre a censura?
5- Qual o recurso persuasivo utilizado?
6- Qual o público alvo?
7- Quais elementos tornou esse filme interessante para o público alvo?
8- Quais os recursos não verbais utilizados para atrair o público alvo?
9- Resuma em linhas gerais a história que o filme conta.