sexta-feira, 26 de setembro de 2008

HISTÓRIA DO LOGARITMO E A SUA APLICAÇÃO

Profº Edson Ribeiro de Alencar
Disciplina: Matemática.

Público alvo: 1º ano do Ensino Médio.


Descrição do Trabalho: Em dupla os alunos pesquisaram em diversas fontes tudo sobre o tema, em seguida, organizaram as informações. O trabalho seguiu a seguinte ordem:
_ Capa;
_ Contra-capa(introdução);
_ Assunto(História do Logaritmo);
_ Aplicação em nosso dia-a-dia;
_ Conclusão;
_ Bibliografia.
O objetivo do trabalho foi aguçar o prazer do aluno a pesquisar, para melhorar seu aprendizado em sala de aula. Vivendo na era da informática os alunos tiveram oportunidade de aplicar seus conhecimentos direcionando-se para o caminho do saber.No dia da entrega do trabalho, houve um debate sobre o tema, onde os alunos demostraram interesse e participaram ativamente da aula, pois, tinham pré-requisitos para os argumentos.Daí a importância da pesquisa.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Síntese Coletiva de Compromissos para 2008

SÍNTESE (Construção Coletiva dos Compromissos Comuns que Serão Assumidos em 2008)

Aplicação e o desenvolvimento da proposta Curricular do estado, utilizando-se também de outros recursos da escola e materiais de apoio, com o objetivo de atender as reais necessidades dos nossos alunos;
Estar a disposição de aprender sempre: utilizando-se dos meios de comunicação a distância disponíveis (vídeos escola, tele escola, debates, capacitação de rede e da formação continuada em serviço no cotidiano da escola, considerando a reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula, a troca de informações e de experiências e o uso adequado das HTPCs).
O combate à evasão/repetência e a freqüência irregular dos alunos: Melhorar a qualidade das aulas, dialogar com os alunos e seus pais, motiva-los é a melhor forma de combater estes males na educação, mas vale lembrar que, é necessário que o Estado crie políticas e critérios para a permanência dos jovens nas escolas, que responsabilize os pais pelas faltas dos alunos nas aulas, que tenha um Conselho Tutelar presente e atuante, que invista na educação como prioridade, e que melhore a segurança das escolas e os salários dos Professores.
Compromisso e envolvimento de todos no Processo Ensino/ Aprendizagem; no sucesso da escola, no desenvolvimento das competência e habilidades necessárias para viver um momento de mudanças e incertezas, competitividade e poucas oportunidades na área do trabalho, e o resgate dos valores essenciais para o exercício da cidadania.
Formas de avaliação diagnóstica, contínua e formativa, para a superação das dificuldades dos alunos, reflexão do trabalho pedagógico e indicação para a recuperação paralela. O nosso principal objetivo para 2008 é melhorar continuamente este processo, ter uma postura reflexiva e investigativa quanto ao nosso papel de mediador da aprendizagem e formador do cidadão.
Educar para a inclusão: A escola é para todos, mas é necessário que se garanta o ingresso e a permanência dos alunos, que os Órgãos competentes ajudem as escolas a superarem essa questão da permanência, muitas vezes nos sentimos os únicos responsáveis pois, só quem vive o problema tem a noção da sua gravidade. Inclusão no sentido da diversidade: È fundamental para a formação do ser humano conviver com as diferenças, por isso combatemos qualquer forma de discriminação, que as diferenças sejam para o enriquecimento dos povos das nações que fazem parte do mundo em que vivemos.

Relatório de Justificativa para o baixo rendimento em Matemática

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
Diretoria de Ensino - Região de Carapicuíba

Escola Estadual Professor Celso Pacheco Bentin

Estrada do Pequiá, nº 129–Vila Capriotti–Carapicuíba–SP–CEP 06381-090–Tel.4187.3612.


RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS.

A) Diante do baixo rendimento dos alunos da nossa escola, principalmente no domínio das habilidades matemáticas no Saresp / 2007, nas avaliações referentes à Recuperação Inicial/ 2008 e em avaliações realizadas pelos professores da Unidade Escolar, estamos atribuindo fatores internos e externos que contribuíram para estes resultados.
1. Criação de duas (2) classes de 8ª séries para atender solicitações feitas por pais e alunos da nossa comunidade e adjacências que se encontravam evadidos da escola por necessidade de trabalho, por múltiplas repetências, defasagem idade/ série e outros motivos que por conseqüência não os habilitavam dos conhecimentos básicos da série referida.
2. A freqüência e permanência dos dois professores efetivos de matemática da escola, também influenciou no aprendizado dos alunos: Um dos professores permaneceu a partir do mês de junho, em licença para tratamento de saúde, tendo sido readaptada no início do corrente ano letivo. O segundo professor faltou às aulas por 33 dias, uma média de 160 horas aulas incluindo faltas médicas, abonadas, justificadas, pequenas licenças de saúde e compulsórias. No primeiro caso, as aulas foram atribuídas para uma aluna do 3º semestre de matemática com pouca experiência de docência, no segundo caso, como as aulas não podiam ser atribuídas para um único professor, foram ministradas pelos eventuais da casa. Diante desses fatos, muitos dos alunos que já eram desinteressados e sem expectativas de concluírem os estudos, acabaram por se evadirem ou foram retidos por faltas e baixo rendimento.
3. Professores resistentes as inovações, insatisfeitos e desmotivados pelos baixos salários e que precisam exercer outras atividades durante o dia para complementar a renda familiar.
4. Alunos do curso noturno que trabalham durante o dia e vem direto para a escola, as vezes só para a segunda aula, outros que vem para a escola, para o simples convívio com seus pares, jovens da mesma idade que vêem a escola como ponto de encontro e de laser.
5. Muitos dos alunos residem em áreas livres do bairro, convivem com todos os tipos de violência , vícios, delitos e homicídios, oriundos de famílias desestruturadas ou até mesmo sem família alguma.





6. Os recursos físicos da escola não é compatível para atender a demanda e nem para realizar um trabalho pedagógico excelente, pois não contamos com uma biblioteca, sala de vídeo, laboratório de Ciências, computadores para atender a todos os alunos, quadra coberta para a prática de esportes e realização das atividades de Educação Física, refeitório e pátio com espaço suficiente para os momentos de intervalos entre as aulas e recreios.
7. Falta capacitação para os profissionais da escola, principalmente para os professores das disciplinas de português e matemática e acompanhamento por parte dos A.T. Ps destas disciplinas.
8. Burocracia por parte do Conselho Tutelar da cidade, quando encaminhados casos de alunos faltosos são freqüentes não obtermos resposta, ou demora-se tanto tempo que quando retorna já estamos em outro ano letivo.

Plano de Ação para o baixo rendimento em matemática

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
Diretoria de Ensino - Região de Carapicuíba

Escola Estadual Professor Celso Pacheco Bentin

Estrada do Pequiá, nº 129–Vila Capriotti–Carapicuíba–SP–CEP 06381-090–Tel.4187.3612. 53037/0

PLANO DE AÇÃO.

Visando a melhoria do aprendizado dos nossos alunos especialmente na disciplina de matemática, formulamos algumas ações objetivando atingirmos as metas da escola e da Secretaria da Educação.

· Reunião com os professores de Português e de Matemática para análise e compreensão dos dados do Idesp para a nossa escola, assim como os gráficos elaborados com amostragens do rendimento da recuperação inicial do corrente ano letivo. Em posse desse s materiais, propormos as ações para atingirmos as metas.
· Todos os alunos que não atingiram desempenhos satisfatórios no último Saresp / 2007, nas avaliações da recuperação inicial /2008 e nas avaliações aplicadas pelos Professores da disciplina de matemática, foram inseridos no Projeto reforço, com duas horas aulas semanais. Os professores do reforço e da disciplina devem trabalhar em parceria, visando rever conceitos, metodologias, trocas de experiências, materiais didáticos e pedagógicos, métodos avaliativos, etc, firmado o compromisso de que a evolução do aluno será considerada para substituir o conceito insatisfatório do bimestre.
· Reunião de pais para discussão dos aspectos que evidenciam o baixo rendimento dos alunos, e assinatura de termo de compromisso para o acompanhamento da vida escolar dos filhos e de freqüência no projeto de Rec/ Reforço.
· Acompanhamento pelo PCP nas salas de aula, observando o Plano de Ensino do Professor, diários de classe, cadernos de alunos e viabilizando a disponibilidade dos materiais necessários para que as aulas sejam motivadoras e despertem o gosto dos alunos pela aprendizagem.
· Diálogo com os professores para que todos preparem as suas aulas evitando assim, os improvisos.
· Utilizar as HTPCs para fortalecer e compartilhar o trabalho entre os profissionais, incentivando o diálogo e a criatividade, troca de experiências, informações referentes ao cumprimento da Nova Proposta Curricular, estudo de Leis e Decretos que se fizerem necessários, apreciação do progresso e dificuldades dos alunos, formas de avaliação, intervenções, metodologias etc.
· Acompanhamento de todo o processo pela Direção e Supervisão da Unidade Escolar.


· Solicitação de visitas dos ATPs de matemática na escola para subsidiar os professores, visando à melhoria da qualidade das aulas e do aprendizado dos alunos.


METAS PARA 2008


Para o cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Educação, a nossa escola precisa em 2008, elevar o índice de melhoria de qualidade do ensino oferecido conforme cronograma abaixo:

4ª sérieEF) de 2,72 (2007) para 2,88 (2008)
8ª sérieEF) de 0,63 (2007) para 0,72(2008)
3ªsérie(EM) de 0,42(2007) para 0,48(2008)